sábado, 6 de novembro de 2010

Dicas de como fazer Histórias em Quadrinhos


Inspirada pela dica que peguei hoje cedo da amiga Valéria Fernandes, eu deu uma "catada" na Internet para ver se achava novas ferramentas para produção de quadrinhos. Fazia um tempo que não dava uma olhada neste tipo de material e encontrei bastante coisa. Separei 10 sugestões:
  1. Encontrei uma Oficina de Quadrinhos muito interessante e prática, com versão em pdf que pode ser salva no pc. Para conferir o material, é só clicar aqui!
  2. Outra dica é o site ToonDoo permite criar tirinhas e cartoons totalmente personalizados sem saber desenhar. É uma ferramenta muito interessante de inserir nas aulas de artes e produção de texto. Confira clicando aqui!
  3. O já popular site Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica. Onde os fãs de todas as idades poderão criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. Confira clicando aqui!
  4. Ainda da Turma da Mônica, um O aplicativo permite criar suas próprias histórias em quadrinhos com os personagens da turma. A ferramenta permite editar os balões, colocar cenários e objetos. Vc pode fazer download e montar no pc, em necessidade de estar conectado na internet. Confira clicando aqui!
  5. Temos, também, o Hagáque, um programa desenvolvido pela UNICAMP para ser usado com alunos com necessidades especiais, mas que é tão bom e prático que acabou se popularizando. É gratuito e pode ser baixado clicando aqui!
  6. O Create Your Own Comic é um editor de quadrinhos onde fã de personagens do universo Marvel pode produzir suas próprias hqs usando seus personagens favoritos. o programa é gratuito e poder ser baixado clicando aqui!
  7. O programa Stripgenerator permite criar pequenas tiras no mesmo padrão dos clássicos geralmente divulgados em jornais No estilo "curto, grosso e objetivo", você cria pequenas situações, geralmente muito inusitadas e com boas doses de humor. Mas é claro que os enredos, personagens e falas são de sua criação. Confira clicando aqui!
  8. O Bitstrips é um serviço com diferentes propósitos. Você pode criar uma imagem estilizada de quem quiser (inclusive você mesmo), para ter um avatar mais criativo. Ou criar tiras cômicas e histórias em quadrinhos. Ou seja, mesmo sem habilidade para desenhar, você pode darum novo ar a uma piada que conheça ou até mesmo ilustrar suas histórias. Clique aqui e confira!
  9. O Hyper Comics é para fãs de quadrinhos. A função do site é organizar uma rede social para criadores, amantes e produtores de comics, tendo uma interface que se adapta muito bem à proposta e disponibilizando incríveis ferramentas para quem se cadastrar. Clique aqui e confira!
  10. Um último programa, o ComicBrush. Com ele você cria as suas próprias histórias com personagens seus ou do próprio site, para depois compartilhar com seus amigos e familiares e fazer todos caírem na gargalhada. Confira, clicando aqui!
Eu baixei os programas e dei uma olhada nas proposta de oficina (baixei o pdf). Ainda não experimentei tudo, selecionei o que achei mais interessante. Então, quem gostou das dicas e for experimentar, também, se quiser deixar comentários dizendo o que achou fique a vontade.

2 comentários:

Anônimo disse...

pessoal adorei suas publicações apesar de ser um leitor recente, mas mesmo assim digo que foi muito interessante e informativo, agradeço,
obrigado!!!

Natania A S Nogueira disse...

Eu que agradeço! Espero que seja útil!
:-)