quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Revista de História: Um caipira na Corte


Anos antes da criação daquele que é considerado o primeiro personagem de quadrinhos da história – o Yellow Kid, de Richard Outcault, que chegou aos jornais norte-americanos em 1895 –, já havia gente no Brasil produzindo aquilo que viria a ser chamado de nona arte. Angelo Agostini (1843-1910) é mais conhecido como o fundador da Revista Illustrada (1876) e jornalista defensor da cidadania e do Brasil, tendo participado ativamente da campanha abolicionista. Mas esse imigrante italiano também é fundamental para a história das HQs em nosso país.

Na revista A vida fluminense, em 30 de janeiro de 1869, Agostini lançou uma saga intitulada “As aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma viagem à corte”. Foi a primeira história em quadrinhos seriada lançada no Brasil, e por isso a data foi escolhida para celebrar o Dia do Quadrinho Nacional. Pelo mesmo motivo, Angelo Agostini dá nome ao troféu da Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo, que premia anualmente os melhores artistas e trabalhos do gênero.

O traço realista e o emprego do claro-escuro caracterizam seu estilo. O aprimoramento estético atinge o clímax nos belos e inovadores quadrinhos, claramente acadêmicos, de sua história seguinte, “As aventuras de Zé Caipora” (1883), considerada de importância internacional. (...)

A matéria completa pode ser lida na revista de janeiro/2011

POSTADO ORIGINALMENTE NO SITE DA REVISTA DE HISTÓRIA

Nenhum comentário: