segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Jornal da Associação Brasileira de Imprensa faz especial sobre quadrinhos

O Jornal da ABI - Associação Brasileira de Imprensa acaba de lançar, em sua edição de número 362, o especial A cronologia dos quadrinhos 2. São 27 páginas (contando a capa), em formato tabloide, dedicadas a elencar o surgimento de personagens, revistas, editoras e fatos marcantes da história da arte sequencial no Brasil e no mundo, entre 1950 e 1977. Os textos são de Otacílio d'Assunção, o Ota, e Francisco Ucha.

As outras 19 páginas da edição são dedicadas a uma grande entrevista com Mauricio de Sousa, uma crônica do "pai" da Turma da Mônica e matérias sobre Adolfo Aizen e a Ebal - Editora Brasil-América, Jayme Cortez, Floriano Hermeto (criador da revista O Judoka, que assinava FHAF) e Will Eisner.

Essa valorosa iniciativa de estabelecer uma cronologia dos quadrinhos começou em novembro de 2009, na edição 348, quando foi publicada a primeira parte do especial, com textos somente de Ota. A primeira parte vai das pinturas rupestres de 30000 antes de Cristo a 1949.

A terceira e última parte de A cronologia dos quadrinhos deve sair no segundo semestre deste ano, cobrindo de 1978 a 2011.

Haverá dois lançamentos deste segundo especial. O primeiro será no próximo dia 9, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Rua Afrânio de Melo Franco, 290 - Loja 205 A), no Rio de Janeiro, a partir das 19h30min, com a presença do veterano Floriano Hermeto autografando.

O outro lançamento será no dia 12 de fevereiro, na HQMix Livraria (Praça Roosevelt, 142), em São Paulo, às 20 horas.

Segundo o editor Francisco Ucha, esses exemplares estarão à venda, em breve, na gibiteria Comix e da HQMix Livraria, em São Paulo, e nas lojas da Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro.

A boa notícia para quem quiser conferir os dois especiais já publicados é que ambos podem ser lidos online. Basta clicar nos links a seguir: parte 1 e parte 2.

Em várias outras oportunidades, o Jornal da ABI dedicou espaço aos quadrinhos e ao desenho de humor. Confira abaixo algumas dessas matérias.

170 anos da Caricatura no Brasil (edição 322);

Entrevista com Jaguar e homenagem a Henfil (edição 339);

Lançamento do livro Ziraldo em cartaz (edição 346);

Reportagem sobre o mercado de quadrinhos (edição 359).

O Jornal da Associação Brasileira de Imprensa é publicado mensalmente e distribuído para um mailing composto por associados da entidade, jornalistas de renome, governadores, senadores, magistrados e representantes da sociedade civil.

POSTADO ORIGINALMENTE NO UNIVERSO HQ

Nenhum comentário: