quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Projeto cria hábito de leitura nas crianças

A leitura é a base para o conhecimento, mas nem todas as cidades do Distrito Federal possuem bibliotecas com livros adequados destinados ao público infantil. O projeto História em Quadrinhos, desenvolvido pela a Associação Arte Cultura e Vida, busca incentivar e promover a leitura levando, por meio do livro, informações necessárias para a construção de um cidadão e de uma cultura sustentável para as crianças e grupos sociais.

Samambaia foi escolhida como sede para abrigar essa iniciativa, que é desenvolvida, gratuitamente, duas vezes por semana com duas horas de duração, orientando as crianças a repeito da construção de quadrinhos. O desenvolvedor de quadrinhos deve sempre estar atento ao que será colocado na ponta do lápis e no papel. Para isso, é necessário ler, porque dessa maneira o hábito da leitura é inserido na vida das crianças sem que elas percebam, pois o desenho é a expressão do enredo da história. Os portadores de necessidade visual estão entre os beneficiados.

Segundo Paula Almeida, uma das organizadoras do projeto, a entidade, que não tem fins lucrativos, proporciona diversas atividades que visam estimular a criatividade dos pequeninos. As crianças são incentivadas a desenhar e desenvolver uma história. No espaço onde são realizadas as ações, o público infantil tem acesso a livros apropriados.

“Em Samambaia não temos uma biblioteca pública adequada, pois a que existe está em situação degradante e não há acesso a livros de leitura de qualidade. A nossa instituição se preocupa com isso e temos trabalhado efetivamente no sentido de construir uma nova realidade em que as pessoas possam ter acesso livre à leitura e com isso ajudando na formação social”.

Trabalho eleva a autoestima da população

Paula Almeida explica, ainda, que as atividades da associação geram um processo de reconhecimento da arte na vida das pessoas. “O trabalho reflete diretamente na questão da autoestima da população da cidade. Neste sentido, a Arte Cultura e Vida visa contribuir para o desenvolvimento dos processos de socialização, construção de novas alternativas de participação, acesso à informação e aos bens culturais que a cidade de Samambaia oferece, bem como a troca de experiências com grupos de outras regiões do DF”. Os interessados em partiticipar das atividades devem se inscrever no espaço do projeto. na QR 210 (Conjunto 14 - Lote 20 - Lojas 01/03, próximo à estação do metrô em Samambaia Sul).



Kátia Oliveira koliveira@jornalcoletivo.com.br


PUBLICADO ORIGINALMENTE NO JORNAL COLETIVO

Nenhum comentário: