quarta-feira, 11 de maio de 2011

A Divina Comédia de Dante e Na Colônia Penal

Enviado a uma colônia penal para dar sua opinião sobre os métodos nela empregados, um viajante descobre ali um sistema judiciário bárbaro. Ele assiste a uma execução em que o condenado é preso a uma máquina, que inscreve em seu corpo a sentença, até que a morte venha.
Além dele e do próprio condenado, participam da cena apenas um soldado e o oficial encarregado de ministrar a justiça, o que será feito com o auxílio da máquina, expressamente concebida para que cada condenado sinta na carne o peso e a especificidade da sentença que recebeu.
Kafka retrata uma humanidade covarde e indiferente à sua própria violência. Na Colônia Penal(56 páginas, R$ 33,00), adaptada para os quadrinhos por Sylvain Ricard e Maël, é uma novela cruel e sinistra que foi bastante criticada na época de sua publicação.
Já A Divina Comédia de Dante (128 páginas, R$ 33,00) traz a versão da do designer americano Seymour Chwast para o poema épico renascentista. Dante e seu guia Virgílio vestem seus chapéus de feltro e vagam pelos domínios de um Inferno, um Purgatório e um Paraíso em estilo noir.
No caminho, eles deparam com inúmeros pecadores e santos - muitos deles pessoas reais às quais Dante designa uma punição horrível ou prazeres indescritíveis - e ficam frente a frente com Deus e Lúcifer.
Os álbuns são um lançamento do selo Quadrinhos na Cia., da editora Companhia das Letras .
POSTADO ORIGINALMENTE NO UNIVERSO HQ 

Nenhum comentário: