domingo, 1 de maio de 2011

Nas gibitecas do DF é possível encontrar de mangás à HQs adultos

Os olhos fitam as páginas com atenção. As mãos viram as páginas freneticamente e seguram a revista com força, como se ela pudesse escapar a qualquer instante. A leitura geralmente é apressada. A cena corriqueira, diária, pode ser testemunhada em qualquer umas das gibitecas de Brasília. “Quando não estou na aula de inglês, fico aqui lendo”, conta Wolf Gilberd, 11 anos, referindo-se à gibiteca do Sesc da 504 Sul, onde ele estuda o idioma.

As histórias em quadrinhos são o passatempo de incontáveis pessoas que passam por ali todos os dias — muitos adultos, mas especialmente crianças. Fã da Turma da Mônica, Ygor Lucas Sousa, 10 anos, comenta: “O legal daqui é que temos muitas revistas para escolher”. A variedade também é elogiada por Bernardo Quezado, 10. “Tenho muitas revisitinhas em casa, mas aqui encontro outras, que eu nem conhecia”, diz o estudante.

Durante muito tempo, a gibiteca do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), inaugurada em 1993, era a única de Brasília. Com o passar dos anos, outras tantas foram surgindo, especialmente dentro de bibliotecas. Afinal de contas, as histórias em quadrinhos são instrumento facilitador na alfabetização, além de servirem como incentivo para a leitura e o aprendizado do desenho.

Mesmo com acervos semelhantes, as gibitecas da cidade guardam suas peculiaridades. Existem as mais voltadas para as crianças, as que são frequentadas principalmente por adolescentes, e ainda as que têm títulos diferenciados, interessantes para quem encara as HQs como mais do que um passatempo.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO, CLICANDO AQUI!

Um comentário:

Anônimo disse...

somos do projovem de serragem ocara-CE e achamos o blog muito interessante...