quarta-feira, 11 de maio de 2011

Revista Uni-História publica artigo sobre Quadrinhos

A revista Uni-História, publicada pelo curso de História da UNIVALE - Universidade Vale do Rio Doce, de Governador Valadares, MG, publicou em seu primeiro número, de 2010, um artigo sobre o uso das histórias em quadrinhos nas aulas de história.

De autoria Lo-Ruama Loring Bastos, o artigo propõe o emprego, das histórias em quadrinhos como recurso didático-pedagógico em sala de aula, sobretudo no ensino de História. Fruto da pesquisa desenvolvida para o Trabalho de Conclusão de Curso da autora, realizado sob aorientação do quadrinhista  estudioso de quadrinhos João Marcos Parreira Mendonça, e de um trabalho apresentado na Jornada de História: desafios e possibilidades para o Ensino de História, realizado em 2007, O uso de história em quadrinhos no ensino de história busca defender a viabilidade e importância dos quadrinhos como aliados do professor no processo de ensino-aprendizagem. Sustenta queo meio, além de desenvolver o hábito e o interesse do aluno pela leitura,fomenta atitudes críticas e sua habilidade criativa, tornando o ensino de História atraente e de fácil compreensão.

Com especialização em Docência para o Ensino Superior peloInstituto Superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd, a autora é atualmente professora na Escola Técnica de Formação Gerencial – SEBRAE de Governador Valadares, onde acreditamos esteja colocando em prática o que defende em seu artigo.

Embora não tenhamos tomado conhecimento do artigo à época de seu lançamento, é muito bom saber que mais uma revista científica abriu espaço para a discussão sobre as histórias em quadrinhos. Infelizmente, o segundo número da revista Uni-História não incluiu artigos sobre quadrinhos, provavelmente devido a problemas de espaço, mas nada impede que em futuros números eles voltem a aparecer. 

A revista Uni-História está disponível em acesso aberto na Internet. O artigo pode ser acessado no endereço http://www.seer.univale.br/index.php/UNIHISTORIA/article/viewFile/3/8.

NOTICIA PUBLICADA NO OBSERVATÓRIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PELO PROF. WALDOMIRO VERGUEIRO.

Nenhum comentário: