sexta-feira, 1 de julho de 2011

André Diniz lança A cachoeira de Paulo Afonso pela Pallas

Mais uma editora estreia no mercado de quadrinhos de olho nas adaptações literárias, que têm conquistado cada vez mais espaço em planos governamentais de incentivo à leitura. Trata-se da carioca Pallas, que está lançando A cachoeira de Paulo Afonso (formato 21 x 27 cm, 64 páginas, R$ 30,00).
O responsável por adaptar o texto original de Castro Alves, conhecido como o poeta dos escravos (por defender em seus textos a abolição da escravatura), é André Diniz, atualmente o quadrinhista mais prolífero do País - e sem deixar cair a qualidade de seus trabalhos, ressalte-se.
A cachoeira de Paulo Afonso é um dos mais eloquentes poemas de Castro Alves, e integra o livroOs escravos, publicado em 1876.
Localizada na Bahia, a Cachoeira de Paulo Afonso é um conjunto de imensas quedas d'água (com até 80 metros de altura) do Rio São Francisco. Tamanha beleza natural inspirou Castro Alves a retratar, na trama, a fuga desesperada de um casal de negros perseguidos.
Em depoimento ao Gibizada, André Diniz, que neste mês lançou também Morro da favela, pela Leya / Barba Negra, disse ter escolhido A Cachoeira de Paulo Afonso por ser "um poema deslumbrante e um dos poucos longos e 'encenáveis', com narração e diálogos, o que possibilitou uma HQ".
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO UNIVERSO HQ

Nenhum comentário: