terça-feira, 30 de agosto de 2011

LIVRO SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA E QUADRINHOS NAS ESCOLAS

Hoje, enquanto meus alunos faziam prova da Olimpíada Nacional em História do Brasil na biblioteca da escola resolvi dar uma olhada nos livros indicados para professores. Sabia que o MEC tinha enviado coisas boas na área de metodologia do ensino de história. Já muito satisfeita com os livros que eu já tinha encontrado, levei um susto: um livro sobre ensino de história e quadrinhos. É lógico, peguei emprestado para ler em casa. Pretendo fazê-lo ainda hoje. 

Fica aqui a indicação: procure na biblioteca da sua escola o livro Ensinar e Aprender História: Histórias em quadrinhos e canções. Segue o release,  tirado do site da editora:

Material destinado aos professores de História e àqueles que buscam conhecer o estudo das práticas da disciplina.

Apresenta proposta inovadora na abordagem da disciplina, trazendo para a sala de aula as histórias em quadrinhos, tratando-as como fontes históricas. Constrói uma metodologia de trabalho a partir de pressupostos da epistemologia da História utilizando histórias em quadrinhos.

Está organizado em quatro capítulos nos quais se demonstra como os jovens estudantes do Ensino Médio constroem o conhecimento histórico a partir das histórias em quadrinhos com temas históricos que estão presentes na cultura escolar:
1. Ensino de História: recorte da temática.
2. Fundamentos da pesquisa histórica.
3. O uso dos quadrinhos: recortes e métodos.
4. O uso das canções: recortes e métodos.


Explora aspectos teóricos referentes às categorias históricas como temporalidade, inferência histórica, significância histórica e narrativa histórica como objetivo de promover o entendimento de quais os conceitos históricos os jovens mobilizam ao ler uma história em quadrinhos com temas históricos.

Não deixe de conferir os demais títulos. Tem muita coisa boa na biblioteca e o próprio professor desconhece.

Nenhum comentário: