segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Multidisciplinaridade da arte será discutida por escritores

Em destaque na agenda cultural da temporada o último encontro do Projeto Autores & Idéias: Conexões Literárias, agendado para a quinta-feira 20 de outubro, a partir das 20 horas, no salão social do Sesc Umuarama. O evento desta vez terá como convidados especiais o cantor, compositor e escritor gaúcho Vitor Ramil e o escritor e jornalista paulistano Ronaldo Bressane, nomes de destaque do cenário literário brasileiro. 


A unidade do Sesc Umuarama, aderindo ao Projeto Autores & Idéias, busca nesta terceira edição abordar o tema Conexões literárias. Com isso, versa: a literatura, em certos momentos, estabelece diálogos interessantes com outras disciplinas artísticas, como o teatro, o cinema, a música, as artes plásticas e histórias em quadrinhos. 


Muitas vezes, graças à sua proximidade com a indústria cultural, elas se tornam justamente a porta de entrada de alguns leitores para a descoberta da literatura propriamente dita, despertando o interesse de outros públicos. Por outro lado, as adaptações de obras literárias podem suscitar reflexões profundas sobre códigos, estilos, linguagens e procedimentos narrativos.
O quinto encontro do Autores & Idéias de 2011 irá questionar a multidisciplinaridade da arte, como ela se dá em nossa sociedade e de que formas ela pode contribuir para o desenvolvimento da linguagem.

Vitor Ramil
Cantor, compositor e escritor gaúcho. É autor de nove discos, entre eles Ramilonga - A estética do frio, Tambong, Satolep Sambatown (com Marcos Suzano) e Délibáb (com músicas de Vitor para poemas de Jorge Luis Borges e João da Cunha Vargas. Estreou na literatura em 1995, com a novela Pequod, ficção criada a partir de passagens da infância do autor, sua relação com o pai e com o extremo sul do Brasil e do Uruguai. Em 2003 lançou A Estética do Frio, ensaio baseado em conferência que o autor proferiu em Genebra, Suiça. Em 2008, durante a Festa Literária de Paraty, lançou o romance Satolep (anagrama de Pelotas, sua cidade natal), que esteve indicado aos principais prêmios nacionais e internacionais de literatura em língua portuguesa. Seu próximo livro tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2011.

Ronaldo Bressane
Nasceu em São Paulo em 1970, é escritor e jornalista. Publicou a trilogia de contos A Outra Comédia, formada por Os Infernos Possíveis (Com-Arte/USP, 1999), 10 Presídios de Bolso (Altana, 2001) e Céu de Lúcifer (Azougue, 2003), além dos volumes de poemas O Impostor (Ciência do Acidente, 2002) e Cada vez que ella dice X (Yiyi Jambo, 2008).
Ao lado de Joca Terron, Marcelino Freire e Nelson de Oliveira co-editou a coleção Risco:Ruído (DBA, 2005), que publicou Lourenço Mutarelli, Daniel Pellizzari e Paulo Leminski. Coordenou o projeto Essa História Está Diferente (Companhia das Letras, 2010), em que Mario Bellatin, João Gilberto Noll, Rodrigo Fresán e mais sete escritores adaptaram ao conto composições de Chico Buarque. Foi pioneiro na divulgação da literatura brasileira na rede ao editar, entre 1998 e 2000, a Revista A, em que pela primeira vez foram publicados nomes como Emilio Fraia e Jorge Cardoso.

PARA VER A PUBLICAÇÃO ORIGINAL, CLIQUE AQUI!

Nenhum comentário: