sábado, 26 de novembro de 2011

Editora Criativo publica Aprenda a Desenhar Linha Clara

Em quase todo o mundo, o mercado editorial de HQs foi dominado pelos quadrinhos norte-americanos, desde as primeiras décadas do século passado, impondo padrões estéticos e culturais por meio de uma eficiente distribuição, nas páginas de jornais e de revistas.
A inegável versatilidade do quadrinho norte-americano não impediu, no entanto, que ocorresse uma massificação desse gênero específico de arte, pois os quadrinhistas, independentemente de sua nacionalidade, desenhavam segundo os padrões dos clássicos americanos que conheceram desde a infância.
Esse status começou a mudar mais recentemente, com a ascensão do quadrinho japonês (o mangá). Porém, a tendência à massificação continuou - apenas agora os quadrinhistas procuram desenhar seguindo os padrões estéticos do quadrinho japonês.
Em todo esse processo histórico, a exceção ficou por conta de um grupo de artistas franco-belgas, que criou a linha clara por volta do final dos anos 1920, tendo à frente o belga Hergé e o francês Alain Saint Ogan, que, sem rejeitar determinadas influências do quadrinho americano, inventaram um tipo de quadrinho feito de desenhos de linhas de espessura uniforme, com figuras nítidas e construídas de forma simples - na narrativa, a linha clara se diferencia por ser direta, linear e bem-humorada e, quanto à temática, privilegia a aventura e também é bem abastecida de referências históricas.
Com o tempo, a linha clara se espalhou pelos Países Baixos e tem mantido um público fiel em todo o Velho Mundo, enquanto que novas gerações de artistas vêm cultivando o estilo com fidelidade, preservando suas características originais e resistindo aos avanços dos quadrinhos contemporâneos realizados nos Estados Unidos, Oriente e na própria Europa.
Aprenda a Desenhar Linha Clara (formato 17 x 24 cm, 96 páginas, R$ 29,90) é um livro planejado por Arthur Garcia, no qual ele ensina como produzir esse gênero de quadrinhos: a construção de figuras, os detalhes anatômicos, o design, o grafismo, os ambientes - como nos demais volumes da sérieComo desenhar, que o autor tem editado.
O livro também publica um artigo assinado por Franco de Rosa sobre os conceitos que fazem da linha clara o mais artístico dos gêneros dos quadrinhos, além de um glossário sobre os principais quadrinhistas, do passado e de hoje, que se dedicaram à prática da linha clara.
Confira uma matéria de Sérgio Codespoti, publicada no Universo HQ, sobre o assunto.
Interessados na obra podem entrar em contato com a Editora Criativo por e-mail. A publicação está à venda na Comix Book Shop.
ESTE TEXTO FOI PUBLICADO NO UNIVERSO HQ, CASO QUEIRA CONFERIR, CLIQUE AQUI!

Nenhum comentário: