sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Eu gostava mesmo é de gibi

Marcondes Serotini

Qual o nome da galinha do Chico Bento? Giselda, claro. Todo leitor das histórias em quadrinhos (HQ) de Maurício de Sousa sabe disso. Mas que Olívia Palito calça 44 é uma informação deveras importante, porque só se deu conta disso quem acompanhou gibi a gibi as aventuras de Popeye, o marinheiro que ficava fortão por causa do espinafre que comia, numa propaganda do governo norte-americano para popularizar o consumo do vegetal rico em ferro e vitaminas.

De minha parte sempre quis, ao menos, tocar na moedinha nº 1 do Tio Patinhas, aquela que representa o primeiro dinheiro que o velho pato milionário ganhou e, segundo ele mesmo, deu a maior sorte, propiciando momentos como nadar naquela piscina de dinheiro. Torcia muito pra ele contra as ações maldosas do seu rival Patacôncio ou dos Irmãos Metralha. 

Fazem parte de nosso imaginário estes personagens porque em casa – e na casa de muitos contemporâneos meus – havia gibis aos borbotões, em caixas, nos cantos da casa, armazenados embaixo da mesa de centro, nos porta-revistas. A nossa convivência com o Pato Donald, Mônica, Cebolinha, Madame Min, Professor Pardal era muito intensa, cujas aventuras sempre revelavam algum item da personalidade ou da vida deles, fazendo-nos companheiros de longa data.


CONTINUE LENDO O TEXTO, CLICANDO AQUI!

Nenhum comentário: