segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

III SEMINÁRIO SOBRE QUADRINHOS, LEITURA E ENSINO

É com muita alegria que estamos aqui, nesta segunda-feira de carnaval, anunciando o lançamento do III Seminário sobre Quadrinhos, Leitura e Ensino. O encontro entre professores e pesquisadores ocorrerá no dia 30 de março de 2012 (sexta-feira), no auditório do CEFET e está sendo patrocinado e apoiado pela Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina.

Nas suas versões anteriores (2007 e 2008) reuniu professores e especialistas para discutirem a aplicação dos quadrinhos nos mais diversos níveis do ensino – da educação infantil ao ensino médio – assim como nas mais diversas disciplinas – das ciências humanas às exatas. A iniciativa cabe à Gibiteca da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado, fundada em 2007 e foi um grande sucesso em suas duas versões.

Para este terceiro evento, a Escola e seus parceiros pretendem dar continuidade ao projeto com um dia todo voltado para leitura, educação e quadrinhos, onde o tema central será Teoria, experiência e prática. Além de palestras selecionadas, com mestres e doutores de várias partes do Brasil.

Um pouco da nossa história
É importante destacar que a inciativa da Gibiteca foi acolhida pela Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado, no ano de 2006, sendo que nosso projeto tinha por finalidade ser autônomo, que se mantivesse com seus próprios recursos e a partir da ajuda da comunidade, por meio de doações. Cerca de 95% do nosso acervo, que atualmente beira a 6000 revistas em quadrinhos, dos mais variados títulos, foi conquistado por meio de doação.

No ano de 2007, uma semana após a inauguração da gibiteca, no dia 18 de maio, tivemos nosso I Seminário, em 2008, o segundo. Agora, estamos retornando com nossa terceira edição, trazendo novos palestrantes e recebendo antigos parceiros. Nossa gibiteca ainda mantem sua autonomia, ainda contamos com doações, com ajuda de voluntários, mas, principalmente, temos apoio da nossa direção e da Secretaria de Educação. 

De 2007 até agora, mesmo com troca de governo, mesmo com troca de diretor, nossa gibiteca sempre foi prestigiada. Se estamos fazendo nos III Seminário ele não é resultado de um trabalho isolado, mas da colaboração de todos: professores, alunos, direção, municipalidade. Começamos com uma pequena sala, hoje temos um espaço amplo.

Reaproveitamos móveis antigos e abandonados, hoje estamos recebendo mobiliário novo e podendo oferecer mais conforto aos nossos alunos e visitantes. As doações também aumentaram e, atualmente, podemos oferecer aos nossos alunos uma variedade considerável de títulos.

Enfim, se conquistamos o que temos foi por meio de um recurso muito maior do que qualquer orçamento ou verba: o recurso humano. É este recurso humano que queremos agradecer através no nosso III Seminário, que irá contribuir com a formação dos nossos professores, incentivar a leitura dos nossos alunos e, se tudo der certo, contribuir para elevar a qualidade da educação no nosso município.

Programação

Nenhum comentário: