terça-feira, 15 de maio de 2012

Lançamento: Revolução do Gibi


Por que os quadrinhos chegaram às livrarias brasileiras? Por que os mangás tornaram-se tão populares no País? O que fez com que as adaptações literárias fossem tão publicadas nos últimos anos? Por que mais e mais desenhistas se dedicam a trabalhos autorais? Qual foi o papel da internet na produção de quadrinhos?
Essas e outras perguntas, que marcam o atual momento das histórias em quadrinhos, são respondidas no livroRevolução do Gibi - A Nova Cara dos Quadrinhos no Brasil(520 páginas, preço e formato não divulgados), escrito pelo jornalista Paulo Ramos (Blog dos Quadrinhos) e publicado pela Devir.
A obra tem 20 capítulos, cada um dedicado a explicar diferentes aspectos do atual mercado de quadrinhos. Do papel à internet, do quadrinho estrangeiro ao nacional, das bancas às livrarias, da produção comercial à autoral.
Em suas páginas, estão reunidas reportagens, entrevistas e resenhas feitas pelo autor e veiculadas noblog desde abril de 2006. Cada informação é acompanhada de uma atualização.
Paulo Ramos é autor de outras obras ligadas ao tema, como A Leitura dos Quadrinhos e Bienvenido - Um Passeio pelos Quadrinhos Argentinos - premiadas com o Troféu HQ Mix na categoria de melhor obra teórica sobre quadrinhos nos anos de 2010 e 2011.
Estão confirmados três eventos de lançamento da obra:
Dia 19 de maio, a partir das 19 horas, na HQMix Livraria (Rua Tinhorão, 124, Higienópolis), em São Paulo/SP.
Dia 31 de maio, a partir das 19 horas, na Itiban (Avenida Silva Jardim, 485), em Curitiba/PR.
Dia 28 de junho, a partir das 19 horas, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil (Rua Carangola, 288), em Belo Horizonte/MG.
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO UNIVERSO HQ

Nenhum comentário: