quarta-feira, 17 de julho de 2013

HQ’s ganham movimento e dinamismo no formato de Motion Comics

Há histórias em quadrinhos que são tão legais, que é comum se perguntar quando ela ganhará uma adaptação para o cinema ou mesmo, para a TV. Pode ser com pessoas de carne e osso, mas se sair em formato de animação também não tem o menor problema.
Ainda assim, existem aqueles mais puristas, da escola Alan Moore de ser, que preferem as coisas como estão. Tudo bem, tudo bem... Mesmo para essa turma há solução para que a HQ não restrinja apenas ao amontoado de folhas de papel, que formam uma revista – e não estou falando das versões digitais, que podem ser lidas em PCs, tablets e smartphones. A solução são as motion comics.
Para quem não sabe, elas podem ser transposições da própria HQ ou criações originais. No caso das comics já existentes, basta um cara fera na programação criar um leve movimento nos personagens da revista e passar de forma criativa os quadros e as páginas da revista. É possível colocar tranquilamente o periódico em formato de vídeo que passe tranquilamente no youtube.

Além dos pequenos movimentos que os personagens ganham, além do texto dos balões, que podem estar fixos ou ir surgindo, é comum ver a adição de dublagens, narrativas e outros sons diversos. Dependendo do que for feito na Motion Comic, a revista acaba parecendo mais um desenho animado do que uma história em quadrinho.
Bons exemplos
No youtube é possível encontrar uma série de trabalhos bacanas neste segmento. Para exemplificar, há dois exemplos de obras impressionantes transformadas em Motion Comics: Watchmen e Umbrella Academy.
Continue lendo, clicando aqui!

Nenhum comentário: