quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Dos quadrinhos aos cemitérios


Sonho, morte e beleza. Duas exposições fotográficas que fazem referência a estes temas chegam à Galeria Municipal “Angelina W. Messenberg”, no Centro Cultural, de hoje até o dia 24 deste mês. As mostras - “Sandman – um olhar imaginário” e “Beleza Oculta” mostram os trabalhos das fotojornalistas Amanda Rocha e Priscila Medeiros.

“Sandman – um olhar imaginário” se baseia na história em quadrinhos “Sandman”, da editora DC Comics. A instalação fotográfica trata de um “ensaio sobre o mundo onírico dos sonhos”, nas palavras da fotojornalista e responsável pelo projeto, Amanda Rocha. São 50 imagens nos tamanhos 10x15 e 40x60 produzidas por máquinas digital e analógica que fazem alusão aos personagens Perpétuos dos quadrinhos. “É minha primeira mostra como instalação, que utiliza suportes fotográficos diferenciados: móveis antigos, objetos inusitados. O trabalho é uma releitura, uma nova interpretação que faço dos quadrinhos”, alega.

“Sandman” foi criado em 1988 por Neil Gaiman e em seus 75 números conta a história de Sonho, governante do mundo “Sonhar”. Ao lado de seus irmãos Destino, Desejo, Destruição, Morte, Desespero e Delírio, ele faz parte dos “Perpétuos”, seres que personificam conceitos da vida humana e controlam mundos distintos.

Amanda conta que sempre foi fã de histórias em quadrinhos, como “Sandman”. Começou o trabalho fotográfico baseado na obra durante a produção de sua monografia, em 2009. “Sempre li a história, é uma construção da minha bagagem cultural”, explica ela, que durante um ano e meio reuniu as imagens que formam a exposição fotografando amigos interpretando os personagens Perpétuos e os seus significados voltados ao imaginário.

Leia mais, clicando aqui!

Nenhum comentário: