segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

QUADRINHOS E EDUCAÇÃO: DICAS DE LEITURA PARA PROFESSORES


Hoje estão recomeçando as aulas em muitas escolas do Brasil. Aproveitando esse momento, em que os professores estão cheios de ideias o Blog da Gibiteca pesquisou e selecionou três textos sobre o uso dos quadrinhos na sala de aula.

1. O primeiro é o texto  Ajudando a formar leitores, de Cristiane Nogueira, publicado na Revista Língua Portuguesa. O texto apresenta as histórias em quadrinhos como aliadas dos educadores da educação básica. É um artigo bem completo, indicado principalmente para quem ainda está começando a trabalhar com quadrinhos, pois apresenta conceitos básicos de forma bem clara e didática. Para ler o texto, clique aqui!

2. Quadrinhos na sala de aula é uma entrevista com o cartunista Caco Galhardo, onde é abordada a importância e o uso dos quadrinhos na sala de aula. A entrevista foi publicada no Guia Prático para Professores do Ensino Fundamental I. Nela, o entrevista propõe várias formas de se utilizar os quadrinhos nos mais variados conteúdos. Muito bom para professores do Fundamental I, mas pode e deve ser lido por professores de outros níveis do ensino. Clique aqui para ler a reportagem

3. História em quadrinhos: um recurso de aprendizagem, é uma publicação da TV Escola, em PDF, que apresenta várias matérias sobre o uso dos quadrinhos na escola. É indicado para professores da Educação Básica. Para acessar o texto clique aqui!

Boa leitura!


Nenhum comentário: