terça-feira, 26 de agosto de 2014

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O II FÓRUM NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTE SEQUENCIAL

O Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial será realizado entre os dias 10 e 12 de setembro, nas Faculdades EST, em São Leopoldo (RS). Além de palestras e mesas-redondas serão apresentadas 44 comunicações com resultados de pesquisas na área.
Esta semana a organização liberou a programação definitiva, em formato pdf, que pode ser acessada clicando aqui. Na grade de programação é só clicar em "comunicações" para acessar as tabelas das comunicações.

O FNPAS é uma iniciativa da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), fundada no ano de 2012, na cidade de Leopoldina (MG), onde se localiza sua sede física. Ela  entende a arte sequencial como uma produção artístico-cultural que envolve uma narrativa, própria da cultura contemporânea. 
Assim sendo, produções audiovisuais, cinematográficas, televisivas e literárias, bem como seus derivados (mitologias e miscelâneas diversas), tornam-se objeto de interesse de pesquisa em seu sentido lato, isto é, dentro do espectro da chamada “cultura pop” ou “cultura de massas” tais como charges, cartuns, caricaturas e outras formas de expressão gráfica que venham a se originar ou mantenham uma relação proximal com as histórias em quadrinhos (cinema, desenhos animados, fotonovelas, etc).

A ênfase reside, entretanto, nas histórias em quadrinhos como objeto primeiro da ASPAS, dada a trajetória de seus pesquisadores-mor, a própria história das histórias em quadrinhos e a transposição de suas narrativas para outras mídias, tornando-se, por vezes, um fenômeno transmidiático.
a ASPAS realiza um evento anual com o objetivo de reunir seus associados e de divulgar pesquisas envolvendo a arte sequencial. O encontro de 2015 será realizado na cidade de Leopoldina, sede da associação.

Nenhum comentário: