domingo, 10 de agosto de 2014

RESENHA: AUGUSTO DOS ANJOS EM QUADRINHOS


Recebi esta semana a revista em quadrinhos sobre Augusto dos Anjos, roteirizada por Jairo Cézar, com desenho de Luyse Costa, por intermédio do Amigo Alexandre Moreira. Trata-se da biografia do poeta para crianças mostrando sua trajetória, desde a tenra infância até sua morte em Leopoldina. 

Hoje finalmente eu tive a oportunidade de ler com a paciência e o tempo que uma boa leitura exigem.

Já na apresentação, veio a primeira boa impressão. O autor começa revelando dados estatísticos importantes sobre a leitura e os leitores no Brasil: 48% das crianças entre 5 e 10 anos de idade gostam de ler quadrinhos. E é para essa faixa etária que ele escreve. E isso, claro, não exclui outro grupos de leitores, afinal, boa leitura não tem idade. 

E foi uma ótima leitura, leve fluida e com um toque poético. Os quadrinhos nos mostram um Augusto dos Anjos que poderia ser qualquer um de nós. 

Uma criança sensível, que gostava de ler e de brincar; um jovem estudante responsável que sabia a hora certa de se divertir; o professor dedicado ao magistério. Em todos esses momentos o poeta e a poesia estavam lá. 

A cidade de Leopoldina (MG) tem seu lugar no livro. A cidade que acolheu Augusto, a escola onde ele foi diretor, a CASA onde morou e o mosoléu onde seus restos mortais repousam. 


Enfim, o autor traz realmente à cena o poeta da morte cercado de vida. Um Augusto alegre e criativo que nos deixou uma poesia singular. 


Eu recomendaria a cada escola de Leopoldina que tivesse pelo menos um exemplar da obra na sua biblioteca. Oportunidade não vai faltar, pois o autor estará lançando a obra em Leopoldina em 10 de novembro do ano corrente, em comemoração aos 100 anos da morte de Augusto dos Anjos.

Assista ainda uma reportagem sobre a obra!

Nenhum comentário: