terça-feira, 2 de setembro de 2014

SUGESTÃO: TEM TREM NA LINHA

Tendo como personagem principal um trem, o livro “TEM TREM NA LINHA”, de Rita Nasser, mostra diversas paisagens (naturais, rurais e urbanas) e como a passagem do veículo modifica a vida das pessoas. Ao longo da narrativa,a passagem do tempo (das horas e das estações do ano) também é bem representada.
Da janela do vagão dá para ouvir muitos sons e ver muitas cores e formas: a tempestade barulhenta, os passarinhos cantando, os campos verdes, o céu azul (ou cinza de chuva!), as nuvens branquinhas…

O livro traz muitas onomatopeias. Esse é um recurso típico de histórias em quadrinhos. Para os professores, as sugestões são levar para a sala de aula alguns quadrinhos e mostrar como as onomatopeias aparecem; estimular os alunos a criarem suas próprias histórias, usando esses recursos; pedir que os alunos façam silêncio absoluto por alguns minutos e prestem atenção nos sons ao redor; peça que anotem os sons que estão escutando. Você pode também solicitar que eles fechem os olhos e tentem adivinhar o que você está fazendo para provocar um som. Você pode usar apitos, amassar papel celofane, bater dois cocos um no outro… o que parece ser?

“TEM TREM NA LINHA”, de Rita Nasser, com ilustrações de Carla Pilla. Editora Mundo Mirim, 32 páginas, R$ 29,90.

Publicado no Blog do Aldo

Nenhum comentário: