sábado, 23 de maio de 2015

II ENTRE ASPAS OFERECE À COMUNIDADE OFICINA DE RPG E COSPLAY

O Entre ASPAS é um encontro realizado a cada dois anos em Leopoldina (MG), cidade sede da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), composta por pesquisadores de várias regiões do Brasil e de outros países. Ele irá acontecer entre os dias 28 e 30 de maio, na Casa de Leitura Lya Müller Botelho.


O Entre ASPAS abrirá espaço para a comunidade a partir de atividades que serão realizadas no dia 30 de maio, das 08:30 às 11:30 da manhã. Dentre elas teremos uma oficina de RPG e o Cosplay Experience, especialmente direcionados ao público jovem. 

RPG é a abreviação do termo RolePlaying Game, que já foi traduzida de várias formas em nossa língua. Uma das mais populares é Jogo de Interpretação de Papéis. O RPG não é exatamente um jogo. Ele é uma brincadeira de contar histórias. consiste na união do conceito de teatro com as regras de um jogo, onde temos a interpretação de personagens ficcionais controlados pelo seu respectivo jogador. A oficina pretende apresentar o jogo de RPG, partindo de noções básicas, discutindo a prática e sua origem.

Ela é parte da programação especial do II Entre ASPAS aberta ao público externo, especialmente aos jovens que se interessam pela criação de universos ficcionais. 

O termo Cosplay, vem do japonês Kosupure é uma abreviação de costume roleplay. A tradução para o português se refere a fantasiar-se ou disfarça-se de um personagem. Os participantes e adeptos a esta modalidade, são chamados de cosplayers.  A ideia principal é interpretar o artista e se vestir como ele, imitando também a maneira de se comportar e seus trejeitos.

De certa forma o Cosplay é a homenagem de um fã a seu personagem favorito. O Cosplay Experience é um espaço aberto no II Entre ASPAS para os praticantes desta modalidade. Durante toda a manhã do dia 30 de maio adeptos do cospley estarão interagindo com os participantes do encontro e tirando dúvidas sobre a prática. O evento é aberto ao público externo.

Os interessados em participar da oficina podem se inscrever a partir das 08:30. A oficina terá início à 09:30, após a conferência do prof. Edgar Franco (UFG) “Processos criativos de universos ficcionais transmídia: teoria e prática”, que será aberta ao público. O evento de Cospely é aberto à participação do público, que pode ir fantasiado do seu personagem favorito e fazer parte da brincadeira.

Nenhum comentário: